Quarta-feira, 8 de Novembro de 2006

UNHAS

As unhas são lâminas queratinizadas que recobrem a última falange dos dedos.

 

Funções das Unhas

  1. Proteção;
  2. Manipulação fina;
  3. Capacidade de arranhar;
  4. Contribuir com a sensibilidade tátil.

 

Anatomia Ungueal

As unhas apresentam 4 partes :

  • matriz ungueal;
  • lâmina ungueal (corpo da unha);
  • dobras laterais;
  • borda livre.

A unha é uma placa retangular dura. O maior eixo é longitudinal nas unhas das mãos e transversal nas unhas dos pés. A face dorsal da unha é lisa e   coberta proximalmente pela borda ungueal proximal. Duas pregas laterais demarcam as bordas laterais da unha. A parte visível da unha termina em borda livre, e a unha torna-se branca neste local devido ao contato com o ar.

O corpo da unha inclui 3 camadas horizontais: uma lâmina dorsal fina, uma intermediária mais espessa e uma camada ventral proveniente do leito ungueal. O corpo da unha é rico em cálcio, detectado na forma de fosfato de hidroxiapatita. Está presente na concentração de 0,1% por peso sendo 10 vezes maior que no pêlo. Outros metais são encontrados em concentrações menores, incluindo o cobre, manganês, zinco, ferro.

A matriz é a estrutura reprodutiva que dá origem à lâmina ungueal. A parte visível da matriz ungueal em formato de meia lua é denominada lúnula; é a primeira porção a se diferenciar e formar a lâmina ungueal. As afecções ungueais que envolvem a matriz levam, em geral, a sequelas permanentes. A parte dorsal da matriz forma a cutícula; sua importância é impedir o acesso de fragmentos e microorganismos à área próxima à matriz.

O leito ungueal, constituído de tecido conectivo firme, localiza-se entre a lúnula e o hiponíquio, compreendendo os tecidos moles embaixo da lâmina ungueal, em estreita adesão com o periósteo da falange distal. Seu principal papel é a nutrição; há uma rica rede vascular, dependente de duas artérias digitais, para nutrição da matriz ungueal.

O hiponíquio é o espaço limitado anteriormente pela porção mais distal do leito ungueal e distalmente pela prega distal.

 

Irrigação Sanguínea

O leito ungueal e a matriz caracterizam-se por uma irrigação sanguínea arterial abundante derivada das artérias digitais; uma artéria palmar de grande calibre e uma artéria digital dorsal de pequeno calibre em ambos os lados. As artérias digitais originam-se dos  grandes arcos palmares superficial e profundo.

 

Crescimento

A espessura das unhas varia de 0,5 a 0,75 mm e o crescimento é de cerca de 0,1mm por dia, nas unhas dos quirodáctilos, sendo mais lento nas unhas dos pododáctilos. O crescimento ungueal sofre variações individuais e é influenciado por doenças sistêmicas e fatores locais.

Factores que alteram o crescimento das unhas

Aceleração

Dia, obesidade, infância, sexo masculino, mão direita, dedos anular, médio e indicador, verão, hipertireoidismo, onicólise,psoríase, pitiríase rubra pilar, dermatite herpertiforme, L-dopa, ciclosporina, etretinato, acitretin, biotina, itraconazol, etc.

Desaceleração

Noite, febre, idosos, neonatos, sexo feminino, , mão esquerda, polegar, dedo mínimo, hálux, inverno, hipotireoidismo, síndrome das unhas amarelas, linhas de beau, dano à matriz, paquioníquia congênita, doenças infecciosas, etc. 

Regeneração da placa ungueal após o trauma

A unha pode ser perdida em função de um acidente ou de remoção cirúrgica; no primeiro caso forma-se um hematoma subjacente que demarca o plano de separação entre a placa ungueal caduca e a recém-formada. Após remoção cirúrgica, não se observa crecimento da unha por pelo menos 3 semanas, e por um tempo ainda maior nos pés. Este tempo pode representar uma fase anterior latente ao início do crescimento, combinada a um período de formação oculta da unha de espessura variável emergente.

Glossário de Semiologia Ungueal

  • Anoníquia: ausência de unhas
  • Macroníquia: unhas grandes
  • Microníquia: unhas pequenas
  • Onicogrifose: unha em garra
  • Paquioníquia: aumento da espessura da unha
  • Unha Hipocrática: aumento da convexidade, em vidro de relógio
  • Coiloníquia: unha adelgaçada e fina (“em colher”)
  • Melanoníquia: coloração acastanhada da lâmina ungueal
  • Onicofagia: impulso de roer unhas
  • Onicomalásia: diminuição da consistência da unha
  • Pitting Ungueal: aparência rugosa, como lixa.
  • Onicorrexe: unha quebradiça
  • Paquioníquia: aumento da espessura da unha
  • Sulcos de Beau: são sulcos transversais, resultantes da interrupção funcional temporária da matriz ungueal por enfermidade pregressa grave.
  • Riscos Longitudinais: linhas pronunciadas, cristas e depressões comuns em idade avançada.
  • Onicólise: separação da lâmina ungueal do leito.
  • Leuconíquia: presença de pontos ou estrias brancas.

Macroníquia  e Microníquia

As unhas com macroníquia e microníquia são consideradas demasiadamente grandes ou pequenas em comparação com as outras unhas dos dedos vizinhos.
Habitualmente estão associadas com um dedo anormal (ex. anomalias ósseas). É também a base do polegar em raquete, a modalidade mais frequente de macroníquia hereditária benigna.

Cirurgia da Unha

“Os principais objetivos da cirurgia das unhas são auxiliar no diagnóstico com biópsia, para tratar infecções; aliviar a dor; remover tumores, assegurando os melhores resultados em anormalidades adquiridas ou congênitas.”

As principais indicações da cirurgia do aparelho ungueal são:

  1. Alívio da dor nos casos de onicroptose nos mais diferentes graus;
  2. Biópsia para o diagnóstico e tratamento de doenças;
  3. Tratamento das hipertrofias das dobras laterais e anterior consequente aos processos inflamatórios repetitivos;
  4. Remoção de tumores
  5. Correção de deformidades congênitas ou adquiridas;
  6. Estética.

As principais contra indicações da cirurgia do aparelho ungueal são:

  1. Doença vascular periférica;
  2. diabetes descompensado;
  3. discrasias sanguíneas;
  4. colagenoses;
  5. doença neurológica periférica;
  6. próteses de válvulas cardíacas sem profilaxia;
  7. uso de drogas que podem complicar com anestésicos locais (ex. b-bloqueadores e fenotiazídicos);
  8. uso de AAS, anticoagulantes e corticóides.

Iniciando a cirurgia da unha

O pré-operatório inclui anamnese e exame físico detalhado do aparelho ungueal, o planejamento da técnica cirúrgica a ser utilizada, inclusive com fotografias que auxiliam na comparação dos resultados, e a solicitação de exames complementares. No ato cirúrgico, as medidas de assepsia e antissepsia incluem limpeza da área afetada com água e sabão, degermante, colocação de campo cirúrgico com o isolamento dos demais dígitos. Se houver necessidade de cortar as unhas, pode-se fazer 10 minutos de imersão em água com sabão para facilitar o corte.

O material cirúrgico é básico de cirurgia dermatológica em ambulatório, podendo-se acrescentar osteótomos, alicate forte, fenol a 88% para matricectomia química, dermabrasor para onicoabrasão, entre outros.

A anestesia é local, e em crianças pode ser utilizada a via inalatória. É essencial que o paciente não sinta dor no ato cirúrgico. O anestésico mais usado é a lidocaína 2% sem vasoconstritor ou buvicaína 0 ,5%.Uma solução tamponada com 1 ml de bicarbonato de sódio e 10 ml de lidocaína a 2% pode ser utilizada. Para hemostasias intra-cirúrgicas, torniquetes podem ser utilizados, não sendo deixados mais que 15 a 20 minutos, a fim de evitar dano nervoso local e a dor neurítica pós-operatória, além da isquemia.

O curativo é um procedimento simples. Pode-se usar “Geofoam” em casos de sangramento; prefere-se usar curativos não aderentes como “gaze rayon” e algodão estéril. As infecções e o edema são as complicações mais frequentes nas cirurgias de unha. A correta assepsia pré-operatória, a limpeza da ferida cirúrgica no pós-operatório e o uso de antibióticos tópicos podem evitar danos e complicações no aparelho ungueal. A administração de antibióticos orais deve ser avaliada individualmente.

Anestesia da unha

Bloqueio no Punho: é usado para obter anestesia de mais de um dedo ao mesmo tempo. Um bloqueio do punho pode ser apropriado no tratamento cirúrgico de numerosas verrugas e na infiltração de mais de um dedo co CE no tratamento da psoríase ungueal. Pode-se bloquear os 3 nervos do punho: radial, ulnar e mediano.

Torniquete

As duas técnicas mais comuns empregam ou um dreno de Penrose ou uma luva biológica

Biópsia  e  Pequenas Excisões

Biópsia da unha pode ser realizada para a confirmação de onicomicose, diagnóstico de neoplasias, psoríase, líquen plano e infecções fúngicas e remoção de tumores. Biópsia da lâmina ungueal, do leito ungueal, da matriz ungueal, das dobras ungueais ou hiponíquio podem ser requeridas. Pode ser feita com shave, punch ou bisturi. A biópsia da matriz ungueal pode resultar em distrofia ungueal permanente; portanto, é importante o conhecimento da anatomia e técnicas apropriadas.

A lâmina ou leito ungueal  devem ser biopsiados distalmente à lúnula para evitar risco de atingir a matriz, e causar danos. Deve-se respeitar os diâmetros de 3mm para a matriz e 4mm para o leito para evitar distrofias.

A biópsia com punch pode ser feita através da lâmina ungueal até a matriz, e é improvável deixar anormalidades na placa ungueal. Um punch de 3 mm é usualmente   adequado e permite fechamento com sutura  e boa cicatrização.

A biópsia longitudinal, com bisturi, é o método definitivo para obtenção de amostras de todos os tecidos da unidade ungueal.Em geral,é necessária quando a distrofia compromete toda a unha ou para a retirada de uma melanoníquia. A técnica consiste na feitura de duas incisões paralelas e longitudinais à falange distal, separadas de 3 mm uma da outra, sendo a ferida cirúrgica suturada. Geralmente deixa sequela.

A biópsia transversa é um processo delicado e deve-se ter cuidado para não danificar a matriz. Pode ser realizada para investigar uma anomalia focal da matriz e uma distrofia ungueal, originada a partir da matriz.Após uma incisão na junção com os sulcos ungueais laterais e de uma separação do do sulco proximal, visualiza-se a matriz e se realiza uma hemiretirada proximal, em meia lua com uma convexidade distal da região da matriz.

Nas biópsias da matriz é importante evitar secção transversa, fazer sutura quando possível, evitar atingir a lúnula, e biopsiar mais distalmente.

A biópsia por punch ideal é  4mm, e pode   ser feita  diretamente através da lâmina ungueal ou através de uma janela feita por punção inicial de 6mm na placa ungueal.

A biópsia longitudinal do leito ungueal é feita se um fragmento maior é necessário, e pode se feita após avulsão da unha.

Onicoabrasão

Consiste no lixamento da lâmina ungueal. A onicoabrasão é utilizada para correção da hiperqueratose ungueal causada pela onicomicose, processos inflamatórios do leito, hipercurvatura transversa da unha, coleta de escamas para exames micológicos, drenagem de hematomas subungueais, melhora da aplicação de medicação tópica.

Ablação (Avulsão) da unha

A ablação da unha é a separação da lâmina ungueal do leito ungueal e da cutícula. É realizada para expor a matriz, o leito e as dobras ungueais laterais e posterior, para exploração ou realização de procedimentos cirúrgicos. Deve-se lembrar que a avulsão da unha não é curativa para as onicodistrofias causadas por doenças inflamatórias ou infecciosas do leito, doenças da matriz ou unha encravada.

Métodos de  Avulsão  da  unha

1 - Químico
2 - Cirúrgico:
• distal
• proximal
• parcial

Avulsão Química

  • A remoção da unha pode ser feita por meio de substâncias emolientes ou pelo uso de uréia.
  • A fórmula clássica da mistura consiste em uréia 40%, cera de abelhas 5%, lanolina anidra 20%, vaselina branca 25%, gel de silicone micronizado 10%.

Técnica:  proteger as bordas ungueais, aplicar a pasta, ocluir com esparadrapo.O curativo é deixado por 3 a 7 dias, e quando trocado, cureta-se a unha que se encontra amolecida.

Avulsão Cirúrgica

  • Assepsia, anestesia, garrote;
  • Deslocar a cutícula na dobra ungueal posterior e dobra lateral, com uma espátula;
  • Separação da placa ungueal do leito, desde a borda livre até a matriz;
  • Remação da unha descolada com pinça.

Onicocriptose (Unha Encravada)

Causas de Onicocriptose

O fator mecânico desempenha o principal fator etiopatogênico. A pressão variável aumentada direta ou indiretamente entre a unha e pregas ungueais é que levam a encravar a unha.

Posteriormente, segue-se a inflamação do tecido periungueal, resultando em edema das paredes ungueais e um círculo vicioso estabelece-se, ocorrendo a formação de tecido de granulação e a hipertrofia da prega ungueal lateral.

Os Principais fatores etiológicos da unha encravada são:

  1. Calçados: o trauma crônico, assim como o uso de sapatos apertados ou pontiagudos;  o salto alto; as meias muito apertadas.
  2. Unha: hipercurvatura transversa, infecção fúngica, distrofias por doenças inflamatórias, métodos errôneos de corte.
  3. Dedo: quando muito largo ou desviado em valgo, oferece sua falange ungueal à compressão do calçado.
  4. Pé: nos casos de pé plano valgo, no último tempo da marcha, há o aumento da pressão do dedo contra a borda interna do sapato.
  5. Tecidos: tuberculose, sífilis, diabetes, que apresentam fatores tróficos.
  6. Traumas: podem lesar a matriz ou pressionar a unha contra tecidos vizinhos.
  7. Avulsão da unha: o leito ungueal é empurrado para cima devido à falta de suporte. A unha fica muito curta e não suporta o leito ungueal, tentando crescer para dentro.

Classificação da unha encravada

  • Grau I: só existe a queixa subjetiva de dor, que aparece no exame físico.
  • Grau II: dor e secreção sanguínea ou seropurulenta.
  • Grau III: dor, secreção e hipertrofia da prega lateral acometida.

Técnicas para Correção da Unha Encravada:

1 - Conservadoras
2 - Cirúrgicas:
• matricectomia (química, cirúrgica, elétrica) 
• retirada da hipertrofia

Técnicas Conservadoras

Métodos conservadores têm valor relevante em casos leves (grau I) de onicocriptose, ou para pacientes com doenças que contra- indiquem a cirurgia, pois ajudam a prevenir ou minimizar a sintomatologia dolorosa.

Podem ser feitos tratamentos com antibióticos ou antiinflamatórios tópicos, colocação de algodão entre a unha e a borda ungueal lateral e órteses acrílicas.

Colocação de Lâmina Flexível

Trata-se da colocação de aparelhos ortodônticos ou placa flexível de material plástico de memória. A placa exerce pressão leve e constante que impede a penetração da unha em  crescimento nas bordas laterais, evitando o encravamento. A lâmina é colocada sobre a placa ungueal, utilizando-se cola de cianocrilato, mais próxima da borda ungueal distal e mantida por 40 a 60 dias. Em 6 meses a unha volta à sua forma inicial e nas primeiras semanas a dor melhora.A placa deve ser trocada em 30 a 60 dias, ou em casos em que houver encravamento.

Técnicas Cirúrgicas

Tem como objetivo retirada da parte da matriz e lâmina ungueal envolvida no processo da unha encravada, da borda   ungueal lateral hipertrófica e do tecido de granulação. Está indicada nos casos de unha encravada graus II e III.

Matricectomia Cirúrgica Tradicional

Retirada da placa, matriz e leito ungueal junto com o tecido hipertrófico contíguo, em um só bloco, como um meio fuso longitudinal, iniciando acima da dobra ungueal proximal até além do hiponíquio em linha reta, e lateralmente, em semi-lua, envolvendo o tecido hipertrofiado da dobra ungueal lateral.

Matricectomia Incisão em “L”

Permite uma melhor visualização de toda a placa e matriz ungueal, facilitando a retirada total da matriz comprometida, diminuindo assim a recidiva. A incisão em L, na borda ungueal posterior, forma um retalho que é deslocado acima da lâmina ungueal e rebatido lateralmente, permitindo assim uma melhor visualização de toda a placa e matriz ungueal.

Técnica:

  • Assepsia do dedo com álcool iodado; anestesia troncular com lidocaína 2% sem vasoconstritor;  colocação de garrote.
  • Descolar o retalho formado pela borda ungueal lateral acima da lâmina ungueal e rebatê-lo
  • Incisar a matriz e a lâmina ungueal no sentido longitudinal Retirar o monobloco Sutura co fio mononylon 3.0 ou curativo com micropore,seguido por algodão, gaze e faixa crepe.

Matricectomia - Técnica em “U”

Utilizada para remoção da hipertrofia das bordas lateral e distal. Está indicada nos casos de unha encravada grau III.

Técnica:

  • Assepsia do dedo com álcool iodado;
  • Anestesia troncular com lidocaína 2% sem vasoconstritor;
  • Colocação de garrote;
  • Incisão das bordas laterais e distal em cunha, com a espessura variando de acordo com a necessidade de retirada da hipertrofia;
  • Curativo compressivo com algodão, gaze e faixa;

Matricectomia Química

Trata-se da fenolização parcial da matriz. O fenol é um potente e rápido coagulador, atuando apenas no local em que é colocado e sendo totalmente inativado por álcool e sangue. Está indicado nos casos de unha encravada graus I e II.

Matricectomia elétrica

Este tipo de matricectomia é baseado na destruição parcial da matriz com aparelhos de eletrocirurgia e eletrodos cobertos na porção superior para proteção do tecido acima da matriz.

Técnica:

  • Assepsia, anestesia, garrote;
  • Retirada do tecido de granulação;
  • Deslocamento da cutícula na dobra ungueal posterior e borda lateral do lado acometido com espátula;
  • Separação da placa ungueal do leito no lado encravado e corte da placa ungueal com tesoura. Extração da unha deslocada com kelly;
  • Colocação de eletrodo e fazer eletrocoagulação;
  • Curativo com algodão, gaze e faixa crepe, retirado em 24hs;

Unha Encravada Infantil

Mal alinhamento congênito da  unha do hálux. Tipicamente a unha está mal alinhada, com estrias transversas em uma unha espessa amarronzada ou esverdeada. Esta aparência pode corrigir-se sem terapia até os 10 anos de idade em 50% dos casos. Se a aparência é extrema e a cirurgia é escolhida, é melhor realizá-la entre os 18 meses e 2 anos de idade, evitando assim o risco de distrofia permanente.

Bordas Hipertróficas Laterais Congênitas

Pregas  laterais  hipertróficas  podem existir sem nenhuma explicação  óbvia em termos de anormalidades da  placa ungueal. O sobrecrescimento do tecido mole resulta  em  unhas  encravadas  e desconforto  ao  andar. Sinais  comuns    são  inflamação  das  pregas  ungueais, formação  de  tecido  de  granulação e infecção  purulenta. Tratamento  de  episódios sépticos   requer   banhos  anti-sépticos  locais  ( com  clorexidine  ou   permanganato  de  potássio),  pomada  antisséptica , antibióticos e curativos. Na maioria dos casos, as bordas laterais hipertróficas desaparecem progressivamente e espontaneamente em 6 a 12 meses de vida.

Tecido de granulação

É comum o aparecimento de tecido de granulação na onicocriptose, acompanhado de dor, infecção e sangramento. O manejo consiste  em curetagem do tecido de granulação e banhos de clorexidine 2 vezes ao dia, suplementados de antibióticos de amplo espectro.

Cirurgia Micrográfica de Mohs

Esta técnica aplicada na unidade ungueal adota o princípio de uma conservação máxima do tecido saudável, ao mesmo tempo garantindo a extirpação do tecido tumoral, especialmente útil no CEC.

Criocirurgia

É um método muito difundido para o tratamento das verrugas peri-ungueais. Com técnicas de congelação agressivas existe um pequeno risco de lesão dos tendões do dedo. É indicada também nos cistos mixóides e unha encravada.

Fotocoagulação Infravermelha

Tem sido utilizada como tratamento dos cistos mixóides do sulco proximal da unha.

Laser de CO2

É uma ferramenta relativamente nova na cirurgia ungueal. Requer hemostasia mínima e preserva a viabilidade do tecido subjacente. Quase qualquer tipo de operação ungueal pode ser feito com laser de CO2, de biópsia à excisão ou vaporização de um tumor.O laser é uma excelente escolha terapêutica para as verrugas subungueais e peri-ungueais.

Hipercurvatura Transversa

Unha em telha francesa e em pincel

Apresenta tipicamente um aumento da largura na borda ungueal proximal, e um aumento da curvatura distalmente, devido a um crescimento cônico da lâmina ungueal, pela presença de uma elevação óssea, que comprimem e deformam o leito ungueal distal.

Unha em Telha

É caracterizada pelo aumento da curvatura transversa, com as bordas laterais paralelas ao eixo longitudinal. Pode ser tratada de forma conservadora ou cirúrgica. O tratamento conservador consiste na colocação de lâminas flexíveis sob a placa ungueal, exercendo leve pressão sobre esta, e então diminuindo a curvatura. O tratamento cirúrgico pode ser feito com a “Cirurgia de Fanti”, que consiste na remoção da placa ungueal e bordas laterais em U.

Unha em Pinça

É uma distrofia com hipercurvatura transversa, que aumenta ao longo do eixo longitudinal da unha. Na parte distal suas bordas apertam os tecidos moles, que são pinçados. O tratamento é semelhante ao da unha em telha, porém a técnica cirúrgica sugerida é a cirurgia de “ZooK”, na qual a placa é removida e duas incisões são feitas na parte distal do dedo, por onde o descolador do septo disseca o tecido abaixo do leito e sairá após passar a matriz.

Exostose Subungueal

É excrescência óssea, dolorosa, dos pododáctilos, particularmente do hálux, que produz levantamento e deformidade da unha. A exostose subungueal é uma proliferação óssea benigna, osteocartilaginosa ou fibrocartilaginosa, que ocorre frequentemente no hálux, levando à distrofia da lâmina ungueal correspondente. A lesão adquirida pode ser evidenciada durante a 4ª ou 6ª década da vida como um nódulo duro, aderido ao leito ungueal e que eleva a lâmina correspondente, podendo ulcerar. É fundamental o estudo radiológico, pois a lesão se implanta na face dorsal da falange distal e o tratamento de base é a remoção da lesão óssea, curetagem do osso e sutura do leito ungueal.

Hematoma Subungueal

Trauma agudo com severa dor é relembrado  pelo paciente. Quando o hematoma é menor que 25% da  porção visível da  unha, ele pode ser drenado  com bisturi ou cautério. Quando o hematoma é maior que 25% da porção visível da unha, pode haver injúria do leito ungueal. A unha  deve ser  cuidadosamente removida.

Verrugas

São tumores benignos causados por infecção pelo HPV. Elas podem crescer em quaisquer dos tecidos moles periungueais. A extensão de uma verruga pode não ser aparente até a placa ungueal ter sido parcialmente ou completamente avulsionada sob um bloqueio em anel. O tratamento pode ser feito com ácidos tópicos, quimioterapia, irritantes e imunoterapia.

Tumor Glômico

São os tumores mais característicos do leito ungueal vascular. São dolorosos, e as modificações do corpo da unha dependem da localização do tumor; os tumores da matriz provocam um descolamento e deformação do corpo da unha, e as lesões do leito ungueal aparecem mais provavelmente como focos azulados abaixo da unha. A extirpação cirúrgica é o tratamento de escolha.

Cisto Mixóide

Mostra-se como um edema indolor em forma de cúpula da prega ungueal dos mãos mais frequentemente do que dos pés.Está entre a articulação interfalangeana distal e a borda livre da prega ungueal.O cisto contém um material gelatinoso, o qual pode ser espremido através da puntura. São geralmente acompanhados por osteocondrite surgindo da articulação interfalangeana distal adjacente. Pode ser tratado com cirurgia, esclerose e criocirurgia.

Granuloma Piogênico

São tumores angiomatosos indolores algumas vezes atribuíveis ao trauma. São vermelho-escuros, com um colarete ceratótico quando saem da unidade ungueal. Eles sangram facilmente com o contato e são encontrados nas pregas ungueais e também no leito ungueal. Podem ser tratados com curetagem e é essencial excluir melanoma amelanocítico.

Unha e Estética

A beleza das unhas no mundo ocidental parece depender de 3 características principais: forma, consistência e embelezamento. Os princípios de uma estética adequada envolvem proporção entre o dígito, largura e comprimento da unha.

Fragilidade Ungueal

Fragilidade pode desenvolver-se devido a fatores que afetam diferentes partes do aparato ungueal.

  1. Origem na placa ungueal: imersões prolongadas e repetidas em água quente, doenças ocupacionais, trauma, cosméticos para unha, infecção fúngica.
  2. Origem na matriz: doenças congênitas ou hereditárias, eczemas, líquen plano, psoríase, alopecia areata, doenças circulatórias periféricas, deficiências de vitaminas ou de ferro, infecção, doenças endócrinas.

Cosméticos para unha

Os materiais usados nos cosméticos para unhas podem ser considerados sob 2 aspectos: sua aplicação para melhoria cosmética da unha e seus efeitos colaterais, tanto na unidade ungueal quanto em sítios distantes. Os principais cosméticos para unhas são esmalte (cujos componentes básicos são nitrocelulose e resina), base e cobertura.

Reações do Esmalte:

1 - Dermatite de Contato:
Geralmente afeta a face, as laterais do pescoço e a parte superior do tórax. Os lábios e o queixo podem ser o foco em roedores de unha. Todas as áreas acessíveis aos dedos são suscetíveis. Pode-se realizar o teste de contato quando a alergia ao esmalte de unha é possível; um constituinte comum que provoca uma reação é a resina de formaldeído sulfonamida tolueno. As esferas metálicas, colocadas no frasco de esmalte de unhas para manter o mesmo em estado líquido, podem ocasionar reações ao níquel e onicólise.
 
2 - Coloração Alaranjada das Unhas:
Alguns pigmentos ( vermelho D e C 6, 7 e 34) podem causar coloração laranja da placa ungueal, mais proeminente na metade distal, que só é perdida pelo crescimento da unha. Deve ser diferenciada da coloração causada por miniciclina oral, a qual combina-se com óxidos de ferro utilizados como corantes em esmaltes para unhas.
 
3 - Coloração Esverdeada das Unhas:
Coloração esverdeada das unhas foi relatada secundária ao benzofenon-2, utilizado como filtro UV em alguns esmaltes para unhas.
 
4 - Superfície Ungueal Friável:
Uma superfície ungueal friável pode apresentar-se como uma pseudoleuconíquia. É secundária ä granulação de queratina, que é um fenômeno de superfície facilmente eliminado utilizando-se lixa muito fina. A utilização de esmalte somente 5 dias por semana pode evitar este efeito colateral.

Unhas Artificiais

As unhas artificiais podem ser utilizadas para esconder distrofias devidas a doenças e trauma.Dois tipos de unha artificial são utilizados: unhas esculpidas e unhas adesivas.

Unhas Esculpidas

São feitas com resinas polimerizáveis, e aplicadas na unha sucessivamente até que o comprimento desejado é atingido. Pode ocorrer dermatite e reações eczematosas como paroníquia, onicólise e coloração da placa ungueal.

Unhas Adesivas

São unhas artificiais sintéticas feitas de um plástico ou metal resistente. Quando usadas por tempo prolongado pode causar onicólise e distrofia da placa ungueal. Reações alérgicas também são possíveis.

Prótese Ungueal

Para anormalidades da unidade ungueal não existem soluções cosméticas satisfatórias senão a prótese. Isto pode ocorrer no caso de uma distrofia ungueal severa, ou onde houve amputação parcial do dedo.

  • Ácido tioglicólico de alguns cremes depilatórios pode causar onicólise dramática, afetando vários dedos.
  • Nitrocelulose do esmalte pode reagir com resorcinol de cosméticos aplicados em outro lugar do corpo e produzir uma coloração amarelada na placa ungueal.
  • Preparações de hidroquinona podem produzir uma descoloração amarronzada na unha, principalmente no verão.

Dano por Manicure

Instrumentos de metal ou palitos podem causar onicólise ou paroníquia.A imersão dos dedos em água e sabão é prática comum que torna as unhas frágeis. Formaldeído pode ser colocado nos esmaltes para endurecer as unhas, e causar alergia, hemorragia subungueal, onicólise e inflamação periungueal. Para evitar o dano pelo polimento, a lixa deve ser segurada perpendicularmente ao eixo principal da placa ungueal e não deve adelgaçar a borda livre.

Doenças Ocupacionais Cosméticas da unha

  • Xampus podem causar fragilidade ungueal e onicólise em cabeleireiros;
  • Ácido tioglicólico utilizado em permanentes modifica a forma da placa ungueal, que se torna coiloníquia;
  • Fragmentos de cabelo podem ficar sequestrados na borda livre da unha de cabeleireiros, e causar causar reação inflamatória local;
  • Cabeleireiros e manicures podem sofrer de dermatite das mãos, a qual pode ser por irritantes ou refletir uma sensibilidade de contato alérgica.
publicado por podoric às 15:38
link do post | comentar | favorito
|
31 comentários:
De keren a 4 de Abril de 2017 às 09:30
I was hurt and heart broken when a very big problem occurred in my marriage seven months ago, between me and my husband . so terrible that he took the case to court for a divorce. he said that he never wanted to stay with me again,and that he didn't love me anymore.So he packed out of the house and made me and my children passed through severe pain. I tried all my possible means to get him back,after much begging,but all to no avail.and he confirmed it that he has made his decision,and he never wanted to see me again. So on one evening,as i was coming back from work,i met an old friend of mine who asked of my husband .So i explained every thing to him,so he told me that the only way i can get my husband back,is to visit a spell caster,because it has really worked for him too.So i never believed in spell,but i had no other choice,than to follow his advice. Then he gave me the Email address of the spell caster whom he visited. So the next morning,i sent a mail to the address he gave to me,and the spell caster assured me that i will get my husband back the next day. What an amazing statement!! I never believed,so he spoke with me, and told me everything that i need to do. Then the next morning, So surprisingly, my husband who didn't call me for the past 7 months, gave me a call to inform me that he was coming back. So Amazing!! So that was how he came back that same day,with lots of love and joy,and he apologized for his mistake,and for the pain he caused me and our children. Then from that day,our relationship was now stronger than how it were before,by the help of Dr. gbojie. So, i will advice you out there if you have any problem contact him, i give you 100% guarantee that he will help you.. Email him at: gbojiespiritualtemple@gmail.com,or call +2349057916767 Thank you sooooo much!!!
De Mary hanson a 24 de Novembro de 2016 às 19:26
Thank you Dr. Okuns herbal your medicine is a good remedy for herpes cure, and Removing Warts you can contact him via E-mail: herbal.home247@yahoo.com for any types of diseases solutions or WhatsApp him on: +2348078467513

My name is Mary Hanson, am from United State. I want the general public
to know how this great man called Dr. Okuns cure me and my sister from GENITAL HERPES with the herbal medicine gotten from Dr. Okuns, he cures other diseases too like STD, SYPHILIS, My own was worst I have suffered for Human papilloma virus HPV) for 2years he cure me too, herbal is a great medication. he have a medicine that is 100% percent assured to cure any type of disease and you don't need to spend so much money anymore . I want you to contact Dr. Okuns on: herbal.home247@yahoo.com My family is now a brand new one, so stop your worries and go get your herbal medicine now to get your family free from deadly disease. Once again thanks to Dr. Okuns you can contact him now via phone number: +2348078467513 or email him on: herbal.home247@yahoo.com
De MARIE a 23 de Novembro de 2016 às 14:31


Good day every one i want to inform the general public how i was cured of Herpes Virus Patient for good Five years i was loosing hope on myself my Boyfriend ran away from me because of my situation one day i was online and i met a recommend on how Dr ADAGBA help a lady called susan to cure herpes,so i still continue search i saw a testimony of someone again who has been healed from "HIV AND HEPATITIS B" by this same Man called Dr ADAGBA and she also gave the email address of this man and advise we should contact him for any sickness that he would be of help, so i email Dr ADAGBA telling him about my HERPES Virus he told me not to worry that i was going to be cured...oh i never believed it,well after all the procedures and remedy given to me by this man 2 weeks later i started experiencing changes all over me as the Dr ADAGBA assured me that i will be cured,after some time i went to my doctor to confirmed if i have be finally healed behold it was TRUE,that is why i want you to join me to thank Dr ADAGBA for saving my life if you need help please contact him via email;adagbaspiritualtemple@gmail.com or his cell number +2349057354407, his web/site
http://adagbaspiritualtem9.wixsite.com/mysite


Dr ADAGBA can also cure the fallowing

1. ALS
2. HIV/AIDS
3. ZIKA VIRUS
4. HEPATITIS A.B.C
5. CANCER
6. PCV
7. Diabetes
8. CHRONIC DISEASE
9. IF YOU ALSO WANT YOUR EX LOVE/ HUSBAND BACK TO YOU

Contant him now for any kinds of problem you shall see the good result of this great spell caster. http://adagbaspiritualtem9.wixsite.com/mysite



De wilson paul a 25 de Setembro de 2016 às 23:31
DR OBOITE herbal medicine is a good remedy for herpes simplex virus cure.
My name is Wilson Paul, am from UK,I am here to give my testimony about DR OBOITE who helped me in my life, i want to inform the public how i was cured from (HERPES SIMPLEX VIRUS) by DR OBOITE, i visited different hospital but they gave me list of drugs like Familiar, Zovirax, and Valtrex which is very expensive to treat the symptoms and never cured me. I was browsing through the Internet searching for remedy on HERPES and i saw comment of people talking about how DR OBOITE cured them, when i contacted him he gave me hope and send a Herbal medicine to me that i took and it seriously worked for me, am a free person now without any problem, my HERPES result came out negative, I pray to God to never let me and my family forget you in our life,am now cured permanently, you can also get your self cured my friends if you really need this doctor help, you can reach him now email: droboiteherbalcurehome@gmail.com or call him +2348054265852
De lizzy a 19 de Outubro de 2016 às 09:37
Eu estou dando um testemunho sobre o Dr. Azuka que me curado de Herpes, quando eu fiz o teste e eu foi confirmado positivo, eu estava tão confuso porque meu filho é muito jovem e eu preciso estar lá para ele, então eu tentei todos os meios para me certificar de que vai estar lá para ele, vi um blog onde Dr. Azuka curado Herpes, entrei em contato com ele através de seu e-mail e expliquei meus problemas com ele, e ele me assegurou de cura, ele fez o que tem vindo a fazer para outras pessoas e depois de tomar seu remédio Herbal eu estava cured.Dr.Azuka também me pediu para ir para o check-up e eu estava negativo novo ... Eu estou tão feliz por que o Dr. Azuka fez por mim, em contato com ele via e-mail no dr.azukasolutionhome@gmail.com Call / WhatsApp ele no 2348132777335
De clara wlson a 25 de Setembro de 2016 às 05:31
MUST READ: HOW I GOT CURED FROM ALS DISEASE) I am from U.S.A and my name is Clara Wilson. I was diagnosed of ALS disease (Lou Gehrig’s disease) in 2013 and I have tried all I can to get cured but all to no avail, my life was gradually coming to an end, until i saw a post in a health forum about a herbal doctor from Africa who prepares herbal cure to cure HIV/AIDS and all kind of diseases including ALS, MND, Epilepsy, Leukemia, Asthma, Cancer, Gonorrhea etc, at first i doubted if it was real but decided to give it a try, when i contact this herbal doctor via his email,(dr.ezomorootandherbals@gmail.com), he prepared an ALS herbal portion and sent it to me via courier service, when i received this herbal portion, he gave me step by step instructions on how to apply it, when i applied it as instructed, i was cured of this deadly disease within 7 days, I could not walk or talk understandably before but after i took the herbal cure as he instructed i regained strength in my bones and i could talk properly unlike before, I am now free from the deadly disease, all thanks to Dr.ezomo Contact this great herbal doctor via his email dr.ezomorootandherbals@gmail.com
De Rothney hanson a 21 de Setembro de 2016 às 09:54
Cure for any type of Dieases is here!!! My name is Rothney Hanson from Londom (UK) who was cured from Genital Herpes by Dr. Ogbes. you can contact him via E-mail: ogbes.herbalhome01@outlook.com for any types of diseases solutions or WhatsApp him on: +2348078467513

I'm here again to appreciate Dr. Ogbes, God will always continue to bless you more abundantly, for the good works you did in my life. I will always keep on writing good and posting my testimonies about you on the Internet. I was tested Genital Herpes positive, I saw a blog on how Dr. Ogbes cured people from different diseases like STD,HPV,HIV with his Powerful Herbal Medicine. I did not believe but I Just decided to give him a try, I emailed him and also got my cure. I am so happy. If you are positive for any type of diseases Call or WhatsaPP him with his phone number: +2348078467513 you can also contact his email: ogbes.herbalhome01@outlook.com every body should join me thank God and also share my testimonies
De Mary hanson a 6 de Setembro de 2016 às 08:09
Thank you Dr. Okuns herbal your medicine is a good remedy for herpes cure, and Removing Warts you can contact him via E-mail: herbal.home247@yahoo.com for any types of diseases solutions or WhatsApp him on: +2348078467513

My name is Mary Hanson, am from United State. I want the general public
to know how this great man called Dr. Okuns cure me and my sister from GENITAL HERPES with the herbal medicine gotten from Dr. Okuns, he cures other diseases too like STD, SYPHILIS, My own was worst I have suffered for Human papilloma virus HPV) for 2years he cure me too, herbal is a great medication. he have a medicine that is 100% percent assured to cure any type of disease and you don't need to spend so much money anymore . I want you to contact Dr. Okuns on: herbal.home247@yahoo.com My family is now a brand new one, so stop your worries and go get your herbal medicine now to get your family free from deadly disease. Once again thanks to Dr. Okuns you can contact him now via phone number: +2348078467513 or email him on: herbal.home247@yahoo.com
De ellen peters a 24 de Julho de 2016 às 02:29
Eu estou dando um testemunho sobre o Dr. Oba que me curado de Herpes, quando eu fiz o teste e eu foi confirmado positivo, eu estava tão confuso porque meu filho é muito jovem e eu preciso estar lá para ele, então eu tentei todos os meios para me certificar de que vai estar lá para ele, vi um blog onde Dr. Oba curado Herpes, entrei em contato com ele através de seu e-mail e expliquei meus problemas com ele, e ele me assegurou de cura, ele fez o que tem vindo a fazer para outras pessoas e depois de tomar seu remédio Herbal eu estava cured.Dr.Oba também me pediu para ir para o check-up e eu estava negativo novo ... Eu estou tão feliz por que o Dr. Oba fez por mim, em contato com ele via e-mail no dr.obaherbalhome@hotmail.com ou dr.obaherbalhome1@gmail.com eu sei que ele pode ajudá-lo. Você pode me alcançar em ellenpeters161@gmail.com Call / WhatsApp ele no 2348151943640 ou entre em contato com ele através de drobaherbs.webs.com
De Letícia Laila a 5 de Janeiro de 2016 às 00:15
Estou com as unhas tudo descolando ...tenho q ter o maior cuidado pois elas engacham em qualquer coisa e pode arracar .. Já fiz tratamentos com cravo e nada já estou pensando em arrancar todas com a cirurgia o q devo fazer??
De sirlete patez de almeida a 17 de Julho de 2015 às 02:56
Gostaria de saber se fazem implante de unha dos pés?
De cesar a 17 de Maio de 2016 às 20:06
Gostaria de saber se fazem implante de unha dos pés?

Comentar post

.Ricardo Carvalho

.pesquisar

 

.Publicações

. A OSTEOPOROSE

. A GOTA

. DIABETES AUMENTA EM PORTU...

. DESVIOS POSTURAIS DE MEMB...

. PÉ PLANO NAS CRIANÇAS

. A PODOLOGIA

. ONICOMICOSE

. UNHAS

. O TENDÃO DE AQUILES

. CUIDAR DO PÉ DIABÉTICO

. CUIDAR OS PES

.Links

blogs SAPO

.subscrever feeds